Familiayud's Weblog

Início » Uncategorized » Graça ou obras ?

Graça ou obras ?

julho 2011
D S T Q Q S S
« jun   ago »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Família Yud : Isaias, Queia e Mateus Yud

Servindo a Deus com índios no Peru – Julho 2011 

Pucallpa, Peru, Julho de 2011.

“ O que Ele quer é que façamos o que é direito, que amemos uns aos outros com dedicação e que vivamos em humilde obediência aos nosso Deus..  ” Miquéias 6:8  TLH                                                        

Queridos amigos,

Queridos companheiros de oração e ação, 

               Muito obrigado por estarem conosco, muito obrigado pela sua participação de forma direta ou indireta nas nossas vidas e ministério. 

               Isaias já esta em casa com a família em Pucallpa. Obrigado Senhor. Obrigado pelas orações. 

               O versículo acima foi uma palavra que Deus deu durante o curso de missões em Huánuco para compartilhar em todos os lugares com todas as pessoas. Entendemos que a Igreja aqui na terra deve fazer missões, mas não pode esquecer das muitas necessidades que as pessoas enfrentam no dia a dia. Não podemos pensar somente nas necessidades espirituais que claro é o primeiro e o mais importante, mas não podemos fechar os olhos e o coração para ajudar as pessoas nas outras necessidades básicas da vida.  

               No mês de maio fomos confrontados com a realidade e diante disso tínhamos que decidir onde usar os recursos que tínhamos. Tínhamos planejado uma viagem para a tribo para ver os lideres, visitar as pessoas, animá-los, etc. O que era muito necessário e importante. Mas por outro lado tínhamos pessoas doentes da tribo que estavam na cidade e precisavam da nossa ajuda para remédios e outras coisas básicas. Assim deveríamos tomar uma decisão, optar por uma das duas coisas. As duas coisas eram importantes, as duas eram boas, as duas fazem parte da obra de Deus, mas não era possível naquele momento fazer as duas, era necessário escolher uma das duas. Viajar para a tribo ou ajudar os doentes em estado grave. Oramos, pensamos e optamos por:  

. . . aquilo que era mais urgente e mais necessário naquele momento. Tomamos uma decisão com o coração e não com a mente. Sabemos o que significa estar doente no hospital e não ter os recursos para os remédios e para as coisas essenciais. Foi uma questão de prioridades, porque eles podem viver sem uma visita nossa a tribo, mas naquele momento os doentes não poderiam viver sem os remédios. O ideal e o nosso desejo era fazer as duas coisas juntas, mas isso não foi possível naquele momento, por tanto era necessário escolher uma das duas coisas. Cancelamos a viagem e ajudamos os doentes com os remédios e outras coisas básicas. 

              Entendemos que por muitos anos a Igreja Evangélica foi contra as obras e priorizo o espiritual, quase esquecendo o material. Pensando nos grupos que para conseguir (ganhar) a salvação em Jesus faziam e faziam obras. Isso esta correto porque a salvação de Jesus é por pura e somente pela graça de Deus, Efesios 2:8-9. E, Que é a graça ? A graça é o favor imerecido de Deus para com o homem, graça é o presente de Deus. Presente é uma coisa que alguém me da não porque fiz alguma coisa boa, não porque mereci, não porque sou bom, senão somente porque quer me dar, é uma coisa grátis (livre), é por pura bondade, generosidade, e não por merecimento. O problema é que podemos ir de um extremo ao outro. Um extremo é pensar que pelas obras vou ganhar a salvação, que se sou bom vou ganhar a salvação pela minha bondade,  e isso não é bíblico. Nesse caso esqueço da obra maravilhosa de Cristo na cruz por mim. O outro extremo é pensar só no espiritual e não pensar nas necessidades físicas, emocionais, mentais das pessoas. Isso também não é bíblico. Neste caso penso somente na obra de Cristo na cruz mais esqueço e fecho os olhos para o meu próximo que esta passando por necessidades. Como já tenho a salvação não preciso fazer obras, não preciso ajudar as pessoas necessitadas, não preciso ser generoso e bondoso, isso é coisa das pessoas que fazem obras para ganhar a salvação. O evangelho tem que ser também de atos e não somente de palavras. Não podemos esquecer que Tiago 2:14-26, diz que a fé sem obras é morta. Assim que uma vez salvo devo fazer obras, ajudar as pessoas, para testemunhar ao mundo da salvação que tenho em Cristo. Segundo Tiago as obras devem ir junto com a salvação, devem andar de mãos dadas, deve ser a demonstração para as pessoas da salvação gratuita e imerecida que Deus me deu em Jesus.

              A Igreja precisa entender que deve pregar o evangelho e levar as pessoas a uma relação pessoal com Cristo, e isso é o primeiro, a prioridade, o mais importante. Mas precisamos pensar também em ajudar a suprir as necessidades básicas das pessoas para demonstrar o amor Cristão, demonstrar como Jesus que estamos para servir. Jesus disse em Mateus 25:31-46, tive fome, tive sede, andei como estrangeiro, estava sem roupa, estive na prisão, e as pessoas disseram quando Senhor?  Espero que como igreja aprendamos a ver a Jesus em cada uma das pessoas e que esta pergunta não nos seja feita no juízo final. Sempre penso em duas coisas: 1. Que faria Jesus nesta situação ?  2. E se eu fosse a pessoa necessitada, o que esperaria de Deus por meio das pessoas? 

               Me convido e te convido para pensar, para reflexionar, como Igreja e atuar como corpo de Cristo aqui na terra, onde somos embaixadores de Cristo (2 Corintios 5:20). Que é um embaixador? O que ele faz?  Deus me deu a graça e o privilegio de trabalhar em uma carreira diplomática por sete anos e de poder conviver com muitos embaixadores de diferentes paises. Um embaixador é o representante legal de um país em outro país. Um embaixador é responsável por todas as áreas do seu pais, não somente por uma área, ele se interessa pelo pais de uma forma completa, integral. E como é conosco, que tem isso a ver com a igreja, comigo? Nós somos os representantes legais do reino de Deus, do país celestial, aqui na terra. Por isso precisamos atuar como tais. 

                Não serve dizer a uma pessoa que esta com fome, que Deus te abençoe, isso não tira a fome dela, também não adianta dizer que vou orar por ela para que Deus tire a fome dela. O que preciso fazer é dar de comer a esta pessoa. O mesmo é com os doentes e com outras necessidades básicas que estão ao nosso redor.  Precisamos ver o homem, o ser humano, completo, de forma integral.

              Meu desejo e a minha oração é que Deus abra os nossos olhos para ver as necessidades das pessoas, começando com a maior de todas as necessidades que temos como homens pecadores, com uma natureza pecadora e caída, que é a espiritual, mas também ver as outras necessidades básicas e urgentes.

               Precisamos ter cuidado quando oramos. Sabes que Deus responde as orações ? Muitas vezes eu mesmo sou a resposta a minha própria oração. Deus nos ajude a ver as necessidades e atuar no seu amor e na sua graça. 

               Deus nos ajude a ser pessoas bondosas, amorosas, e que este amor seja o que vem da fonte verdadeira de todo o amor que é Deus. Um amor de atos, de atitudes, e não somente de palavras, um amor no qual as pessoas vejam a Jesus nas nossas vidas. O mundo precisa de atitudes, de atos e não só de palavras.

              Deus usa as pessoas e para mim pessoalmente isso é maravilhoso, é lindo, porque o Deus Santo, Santo, Santo, Todo poderoso, Criador, etc, que pode fazer tudo sozinho, escolheu usar a mim e a você para abençoar a outros. Como disse a Abraão, abençoado para abençoar e como disse Jesus abençoe e ame até mesmo os seus inimigos.  

               Deus nos abençoe e nos use como instrumentos.

              Juntos para estender o reino de Deus na terra. 

             Deus os abençoe e os recompense. 

            Abraços com muito carinho da Família Yud , Isaias, Queia e Mateus Yud

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: